quarta-feira, 3 de outubro de 2007

MEU PROJETO DE VIDA
(Marianne Aline)
Eu tenho um projeto de vida so nao sei se eles vao se realizar exatamente do jeito que quero, pois entrego todos meus planos nas maos de DEUS para Ele fazer o que achar que seja o melhor para min, e ver se sou digna de recebelos de volta.Talvez no meu projeto ha algum erro, algumas coisas que podem min prejudicar, sei que sou falha e so Ele pode min ajudar nessas dificuldades.Pretendo fazer faculdade de Educacao Fisica mas primeiro preciso min empregar pois terei que fazer particular.Tambem estou a caminho de realizar um grande sonho de ser "cantora", acabei de min inscrever em um concurso para "novos talentos gospel", confesso que antes nao pensava nessa possibilidade mas agora tenho visao que DEUS quer min ver acima de tudo empenhada na obra Dele.Depois que acabar meus estudos pretendo formar minha familia, pesso muito a meu (Pai do Ceu) que prepare uma pessoa que min ame de verdade e que tenha os mesmos objetivos que eu, e que possamos desfrutar as boas coisas da vida juntos e ter nossos filhos lindos e abencoados,(gosto muito de criancas) creio que serei uma otma mae, porque min espelho muito na minha que sempre min da conselhos min ensinando o caminho certo a seguir, junto com meu pai min criaram com carinho e dedicacao, mesmo as vezes com dificuldade nunca deixaram faltar nada em nossa casa.Concluindo as pessoas que admiro sao meus pais que pegaram muito no meu pe,(rsrssr) a eles todo meu carinho, concerteza um dia pegarei meu diploma de facu e ate mesmo o do ensino medio, e a eles irei dedicar,e acima de tudo agradeco a DEUS por estar min dando vida ate o dia de hoje e com a permissao Dele meus sonhos vao se realizar, jamais irao morrer!!!!

(texto feito dia 26-09-2007 na aula de portugues)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Historia da terra
Fosseis: registro geológico da historia da vida na terra
Ismar de Souza Carvalho1
Expectativa, perplexidade e extase estas sai as primeiras sensações de todo paleontológico com seus objetivos de estudo-os fosseis.Expectativa pela descoberta do novo, do revolucionário, das evidencias e de tudo aquilo que leva a transformação das idéias dos conceitos, e que possibilita a formulação de novas hipóteses, pela total surpresa com o achado inesperado e inédito ou, então, por nenhuma nova descoberta.Êxtase, pela percepção e pela compreensão de outros mundos, de outros tempos ida busca incansável pelo significado da existência. Sensação sempre renovada a cada novo fóssil encontrado.
A Paleontologia, ciência dedicada ao estudo dos diferentes organismos que habitaram a terra no transcorrer do tempo geológico, mostra-se como uma área de conhecimento diversificado e com diferentes interfases com outras ciências.Envolvendo assim, conhecimentos advindos da Biologia, Física, Química, e Matemática que, conjugadas possibilitam uma compreensão integrada dos eventos e fenômenos que possibilitam as transformações ambientais e da biota durante a historia geológica de nosso planeta.
Os fosseis
Os fosseis registram organismos ou partes de organismos que vivem em épocas geológicas passadas.Podem corresponder a restos, os quais consistem geralmente da parte dura dos organismos, como, por exemplo, conchas, ossos, dentes, ou mesmo as partes moles, preservadas em condições excepcionais, nas quais a pele, os músculos, os vasos sanguíneos também são preservados. Um fóssil e o registro de um antigo elemento da biosfera, o qual passou a se integrar à litosfera.
Há vários mecanismos de preservação das partes duras, que são, geralmente, partes biomineralizadas dos organismos – como as conchas dos moluscos, carapaças dos equinóides ou os ossos dos vertebrados – sendo os principais: a incrustação, a permineralização, a recristalização, a substituição e a incarbonização. Já a parte mole pode ser preservada por processos de mumificação (geralmente associado à desidratação), de congelamento e de aprisionamento em resinas vegetais (que, quando fossilizados, são designadas como âmbar).
Todavia, tanto as partes moles quanto às partes duras devem ter um rápido processo de soterramento, estarem sujeitos a baixa ação de bactérias e, preferencialmente, o ambiente deve ter condições anaeróbicas.
Os icnofósseis
Os icnofósseis compreendem outro tipo de registro da existência dos organismos na historia geológica da Terra. Representam o documentário da atividade fisiológica de animas e plantas, tais como as pegadas, fezes (coprólitos), ninhos, mascas de raízes, ou qualquer outro tipo de registro deixado quando o animal ainda se encontrava em vida. Como exemplo de icnofósseis, podemos citar as pegadas de dinossauros, os quais foram produzidos quando estes animais, ainda vivos, deslocavam-se sobre a superfície de nosso planeta.Porem, quando morreram, seus ossos, se preservados, serão considerados como fosseis.
Documentários paleontológicos (1)
Desde o surgimento da vida na terra, as adaptações, transformações e inovações demonstradas pelos organismos evidenciam – nos fenômenos e uma temporalidade que em muito transcende a dimensão da existência humana. São diversos grupos que existiram nos últimos 3,8 bilhões de anos, compreendendo uma ampla variedade de bactérias, fungos, protozoários, animais e vegetais.
A Paleontologia tem, assim, uma grande multiplicidade de elementos paleobiológicos para o entendimento da origem e da evolução da vida na terra. Estes podem ser natureza microscópica, como e o caso dos polens, esporos e microfósseis (foraminíferos, radiolários, nanofósseis, diatomáceas, ostracodes), ou macroscópica, que engloba fosseis de invertebrados, vertebrados e vegetais.